quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jornadas Mundiais da Juventude - Madrid - Agosto 2011

Olá Trilhões e visitantes do nosso blogue!

Já passou um mês desde a nossa peregrinação às Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid. Foi algo fantástico, algo que irá ficar para sempre na memória de todos os que participaram. 

No dia 19 de Agosto, sexta-feira bem cedo, encontraram-se junto à nossa sede os 17 elementos que participaram nesta peregrinação com muito entusiasmo, e acima de tudo, Firmes na Fé! Após check-in em Lisboa e assim que chegámos ao Aeroporto de Barajas em Madrid, estávamos prontos para esta aventura em solo espanhol.
Verificámos o mapa, e apanhamos o metro rumo a Móstoles, onde ficámos alojados na primeira noite numa escola, juntamente com um grande grupo de peregrinos Brasileiros. Nesta primeira viagem de metro, já deu para sentir o contacto com os milhares e milhares de jovens, das mais variadas nacionalidades que se deslocavam de metro, que cantavam e animavam tudo e todos, GRANDE AMBIENTE!

Depois das coisas arrumadas no alojamento, partimos rumo às ruas junto à Praça Cibeles, onde se realizou a Via-Sacra. O centro de Madrid foi pequeno para acolher tantos jovens!

 No sábado, dia 20, de manhã rezamos as Laudes com os nossos colegas de alojamento, voltámos a verificar o mapa, apanhámos o comboio e seguimos rumo ao Aeródromo "Cuatro Vientos", onde nos esperavam 2 dias cansativos, mas muito intensos, cheios de emoções e muito vividos por 2 milhões de jovens, FANTÁSTICO!
Durante todo o sábado o calor foi tremendo, mas graças à água fresca que se podias usar para encher as garrafas, e também aos bombeiros que andavam a refrescar tudo e todos com os canhões de água dos seus carros, o dia acabou por passar melhor e entrámos no final da tarde noutro grande momento das JMJ, a vigília com o Papa.

Grande mensagem deixada pelo Papa Bento XVI (podem consultar aqui na sua totalidade), onde salientou o Amor de Cristo por nós " Queridos jovens, não vos conformeis com nada menos do que a Verdade e o Amor, não vos conformeis com nada menos do que Cristo." lembrou-nos que Jesus nos convida a segui-lo "Como é belo saber que Jesus vem à tua procura, fixa o seu olhar em ti e, com a sua voz inconfundível, diz também a ti: «Segue-Me» (cf. Mc 2, 14)."

e deixou-nos uma saudação em português:
"Meus queridos amigos, convido cada um e cada uma de vós a estabelecer um diálogo pessoal com Cristo, expondo-Lhe as próprias dúvidas e sobretudo escutando-O. O Senhor está aqui e chama-te! Jovens amigos, vale a pena ouvir dentro de nós a Palavra de Jesus e caminhar seguindo os seus passos. Pedi ao Senhor que vos ajude a descobrir a vossa vocação na vida e na Igreja, e a perseverar nela com alegria e fidelidade, sabendo que Ele nunca vos abandona nem atraiçoa! Ele está connosco até ao fim do mundo."

À noite veio vento e chuva, mas nada moveu os 2 milhões de jovens que ali se encontravam, e fomos brindados com fogo de artifício antes de ir dormir.. ou tentar. 

No domingo, dia 21, o dia começou bem cedo para nos prepararmos para a missa de encerramento das Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid.

O Papa Bento XIV, começou o dia assim:

"Queridos Jovens,
Pensei muito em vós, nestas horas em que não foi possível ver-nos. Espero que tenhais podido dormir um pouco, apesar dos rigores do clima. Tenho certeza que, nesta madrugada, tereis levantando, mais de uma vez, os olhos para céu, e não só os olhos, também o coração, e isso vos terá permitido rezar. Deus tira o bem em tudo. Com esta confiança, e sabendo que o Senhor nunca nos abandona, comecemos a nossa celebração eucarística cheios de entusiasmo e firmes na fé."


e na homilia da missa, o Santo Padre disse-nos:
"Queridos jovens, Cristo hoje também se dirige a vós com a mesma pergunta que fez aos apóstolos: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Respondei-Lhe com generosidade e coragem, como corresponde a um coração jovem como o vosso. Dizei-Lhe: Jesus, eu sei que Tu és o Filho de Deus que deste a tua vida por mim. Quero seguir-Te fielmente e deixar-me guiar pela tua palavra. Tu conheces-me e amas-me. Eu confio em Ti e coloco nas tuas mãos a minha vida inteira. Quero que sejas a força que me sustente, a alegria que nuca me abandone."


 E com tudo isto ganhámos alento para seguir viagem...

...regressando a Lisboa com uma enorme bagagem, que não cabe em nenhuma mala mas sim em cada coração dos jovens que estiveram nestas JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE - MADRID 2011.

Finalizamos, com agradecimentos a todos os que nos ajudaram a estar presentes nesta peregrinação. Aos nossos familiares e amigos, a todos os que foram comprando bolos, T-shirt's do Amigo do Trilhos, e outras peças de artesanato feitas por nós que fomos vendendo no final de cada missa que animamos. A todos os que nos ajudaram a organizar o 1º Trilhos Sobre Rodas e também a todos os que participaram neste evento de BTT, e a todos os que de alguma forma têm ajudado o Trilhos de Luz ao longo de todos estes anos.
Um bem haja a todos vós! Obrigado!

Trilhos de Luz






Sem comentários: