- A Torá ou Lei, que inclui os cinco primeiros livros, conhecidos como Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio.
- Os Profetas, ditos anteriores, correspondem aos livros de Josué, Juízes 1-2, Samuel e 1-2 dos Reis. Os Profetas ditos posteriores incluem os livros de Isaías, Jeremias, Ezequiel e os doze profetas "menores", desde Oseias a Malaquias.
- Os Escritos compreendem os livros dos Salmos, Provérbios, Job, Cântico dos Cânticos, Rute, Lamentações, Coélet (ou Eclesiastes), Ester, Daniel, Esdras, Neemias e 1-2 das Crónicas.
A Bíblia cristã aceita a Bíblia hebraica, ampliando a história da salvação com os textos do Novo Testamento. Temos, porém, de distinguir a Bíblia dos católicos das Bíblias dos protestantes. Enquanto a católica conta com 46 textos para o Antigo Testamento, seguindo a ordem que se verifica na antiga versão grega, conhecida como a Bíblia dos Setenta e vinda à luz entre os séculos III e I a. C., as Bíblias protestantes contêm apenas 39 livros da Bíblia hebraica. Já no que toca ao Novo Testamento, ambas as Bíblias contam com 27 livros. Desta forma, a Bíblia católica contém 73 livros ordenados do seguinte modo:
Antigo Testamento (46 livros)
- O Pentateuco (a expressão deriva do grego e significa "cinco rolos") corresponde à Torá da Bíblia hebraica.
- Os livros históricos, correspondentes aos profetas anteriores da Bíblia hebraica com a adição de Rute, 1-2 das Crónicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester e 1-2 dos Macabeus.
- Os livros sapienciais, correspondentes aos livros de Job, Salmos, Provérbios, Coélet, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Ben Sirá (ou Eclesiástico).
- Os livros proféticos, correspondentes aos profetas posteriores da Bíblia hebraica, com a adição de Baruc e algumas partes do livro de Daniel.
Novo Testamento (27 livros)
- Os Evangelhos e os Actos (formando estes um todo com o Evangelho de Lucas).
- As treze cartas (ou "epístolas") atribuídas a Paulo, e a carta aos Hebreus que, por tradição, está ligada ao assim chamado corpus paulinum.
- As sete cartas católicas, assim designadas por não terem sido endereçadas a qualquer indivíduo ou comunidade em particular, mas sim a todos os fiéis.
- O Apocalipse, que se atribui a João.
Desafio: Em que século foram definidos os capítulos dos livros da Bíblia?
Sem comentários:
Enviar um comentário