quinta-feira, 29 de maio de 2014

Jornada Diocesana da Juventude - Torres Vedras - 2014

No passado dia 18 de Maio, alguns membros do nosso grupo de jovens foram as Jornadas Diocesanas da Juventude que se realizaram em Torres Vedras.
JDJ - Torres Vedras - 2014 - Guião
Partimos da nossa paroquia por volta das nove, quando chegamos já lá estava imensa gente. As pessoas que faziam parte da organização deram-nos uns “mini livros” sobre o que iria acontecer durante aquele dia juntamente com a mensagem do Santo Padre Francisco e as canções e leituras que iriam ser mais tarde cantadas e escutadas na missa. 
Começamos o nosso dia no pavilhão multiusos onde ouvimos algumas canções cantadas e tocadas por um grupo que fazia parte da organização e depois escutamos D. Manuel Clemente que nos falou e desenvolveu sobre o tema principal da jornada: “Felizes os Pobres em Espírito porque deles é o Reino dos Céus.”(Mt 5, 3). 


Uma Selfie -Trilhos
Depois disso estivemos no “Espaço Juventude” onde podíamos ouvir vários concertos, inscrevermo-nos em alguns projectos e comprar livros, camisolas entre outros. Para além de termos estado aí, aproveitámos para almoçar.


A ouvir os concertos :-)
Foto com o Papa Francisco - Treino para a Peregrinação a Roma em Agosto :-D
À tarde, tínhamos à nossa escolha quatro temas em diferentes lugares:
Tema 1: Pobres em Espírito;
Tema 2: Eu sou o que tenho?
Tema 3: As aparências iludem-te?
Tema 4: Tem menos. Faz mais. Sê mais.

Após alguma indecisão, o grupo decidiu que iríamos assistir ao tema 4 que se realizaria no Salão dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, onde pudemos ouvir o testemunho do Sr. Padre José Manuel Pereira de Almeida e da Sra. Isabel Jonet, Presidente de várias federações, tanto em Portugal como no estrangeiro, do Banco Alimentar.

Local para procurar o Perdão.
Depois de termos assistido ao tema 4, ainda tínhamos algum tempo até a Eucaristia, existia um espaço onde estavam alguns padres a fazer confissões e todos os membros do grupo aproveitaram para se irem confessar. 

Local para Oração
No final do dia, fomos à Eucaristia presidida por D. Manuel Clemente e assim terminamos o nosso dia nas Jornadas Diocesanas da Juventude.
Eucarística - JDJ 2014
Na Eucarística - JDJ 2014
Acho que falo em nome de todos quando digo que foi uma experiência bastante agradável e memorável. Saímos das jornadas com o coração cheio e com um sorriso no rosto. É sem dúvida alguma, uma experiência para repetir!

Carolina Bonifácio – Candeia.

Sem comentários: