sexta-feira, 25 de julho de 2014

Wojtyla 24

Nos dias 28 e 29 de junho decorreu em Lisboa o evento “Wojtyla 24”, organizado pela comunidade AfterRio, no qual participaram mais de 300 jovens da nossa diocese, entre eles alguns dos membros do “Trilhos de Luz”.

 Ao longo de vários meses, fomo-nos preparando para a corrida final, através de vários exercícios de conversão, anúncio e partilha, orientados pelo treinador S. João Paulo II. Estes exercícios eram enviados quinzenalmente para os nossos emails pela organização do AfterRio, com textos e propostas de exercícios para realizar individualmente ou em grupo.


Esta atividade teve início na Igreja do Sagrado Coração de Jesus pelas 18h, com o check-in dos atletas que iriam participar na grande corrida. Depois do check-in, iniciou-se a Flash Interview, onde ficámos divididos em 23 grupos, sendo cada um uma modalidade desportiva. Dentro destes grupos, tínhamos como objetivo conversar e debater sobre as corridas em que cada um participava na sua vida, e chegar a uma resposta para completar a frase “Eu corro porque …”. Em grupo chegámos à conclusão que muitas vezes damos demasiada importância a corridas muito limitadas e que não nos fazem realmente felizes, entre elas, por exemplo, a corrida pelo dinheiro ou pela fama.

Depois do jantar fomos para a Palestra do Treinador, uma vigília de oração onde ouvimos alguns textos de S. João Paulo II - o nosso grande treinador - e de outros Santos, cantámos e ouvimos o testemunho do Diácono Francisco Simões, que foi ordenado presbítero no dia seguinte.


Quando terminou a Palestra do Treinador iniciámos o Jogging Noturno, uma caminhada guiada pela chama olímpica com três paragens nas quais ouvimos alguns testemunhos de pessoas com diferentes vocações, mas todas elas marcadas em algum momento da sua vida pela presença de S. João Paulo II. 


Na primeira paragem estivemos na Igreja de Nossa Senhora da Conceição a escutar o testemunho de uma religiosa, na segunda paragem, na Basílica da Estrela, pudemos ouvir o testemunho do padre Filipe e por fim na terceira paragem, na Igreja do Santo Condestável, ouvimos o testemunho de um casal que também nos falou sobre a vocação matrimonial. Seguimos depois para as Oficinas de S. José, onde pudemos recuperar as energias para a grande corrida.


Na manhã de Domingo realizou-se a grande Corrida Wojtyla, que teve início nas Oficinas de S. José, passou pela Basílica da Estrela e terminou no Jardim da Estrela. Durante a corrida tivemos de fazer algumas opções sobre o rumo da corrida da nossa vida, que pudemos depois aprofundar durante o almoço.


Durante a tarde realizou-se o Prolongamento, uma caminhada pela cidade de Lisboa, desde Campo de Ourique até Belém, com muita animação, música e convívio.


Por fim fomos para o Mosteiro dos Jerónimos onde se realizou a Investidura dos Novos Treinadores, em que os Diáconos Francisco Simões e Manuel Charumbo foram ordenados presbíteros.

Foi um fim-de-semana cansativo mas que sem dúvida valeu a pena por todas as atividades, pelo convívio, pelo espírito Cristão que se fazia sentir, mas principalmente pela descoberta da grande corrida da nossa vida, a corrida pela fé e pela santidade.




Lénia Almeida - Candeia 

Sem comentários: